
*1 – Domínio Amazônico – apresenta o domínio de terras baixas que formam a Planície Amazônica. Abaixo da camada orgânica superficial, o solo é pobre e arenoso. O clima nesse domínio é quente e úmido com chuvas freqüentes. A cobertura vegetal é representada por uma floresta densa e a rede hidrográfica é muito rica, com rios extensos e volumosos e milhares de pequenos cursos d’água.
*2 – Domínio da Caatinga – estende-se pelo Sertão de clima semi-árido com chuvas mal distribuídas. O relevo é dominado por extensas superfícies planas entre formações serranas e chapadas. Quimicamente o solo é fértil, mas ele é raso e pobre em matéria orgânica. Os rios intermitentes ou temporários são uma marca desse domínio onde impera a caatinga, formação vegetal aberta e de pequeno porte.
*3 – Domínio do Cerrado – ocupa a porção central do país. É um dos mais importantes domínios naturais do Brasil. Estende-se por áreas planálticas com chapadas, clima tropical continental com chuvas no verão e inverno seco. O cerrado, sua cobertura de vegetação é uma formação predominantemente arbustiva. Essa região central é um berçário de rios que nascem nessa região e correm para diferentes bacias hidrográficas.
*4 – Domínio dos Mares de Morros – ocupa a porção oriental do país por onde se estende o Planalto Atlântico com suas escarpas e um relevo ondulado.O clima inclui desde o tropical mais úmido junto ao litoral até o tropical de altitude. A formação vegetal original era a Mata Atlântica ou Floresta Tropical, intensamente desmatada. Seus rios percorrem um relevo acidentado e são úteis para a produção de energia.
*5 – Domínio das Araucárias – ocorre em áreas planálticas do Sul do Brasil, onde se encontra o fértil solo de terra roxa. Área de clima subtropical dominada pela Floresta Subtropical com pinheiros (Araucaria angustifólia) e rios que pertencem à Bacia do Paraná, de grande aproveitamento hidrelétrico.
*6 – Domínio dos Pampas – também se estende por áreas de clima subtropical com temperaturas mais amenas. Relevo aplainado com suaves ondulações destacando-se as coxilhas. Rios pertencentes à Bacia do Uruguai. A área é dominada por uma vegetação rasteira, os campos, utilizados como pastagens. A destruição de Matas Galerias nessa região associada a um aproveitamento predatório desse espaço tem provocado casos de desertificação nesse domínio.
*7 – Faixas de Transição – encontram-se entre os domínios morfoclimáticos descritos e não apresentam características bem definidas. Combinam as características dos domínios vizinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário